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6 mudanças que a IA está trazendo para o e-commerce

Icone da data24/05/24

Crédito: mundo do marketing

Da análise preditiva ao immersive commerce, mudanças são essenciais para aprimorar a conexão entre empresas e consumidores.

Em 2024, o mercado global de inteligência artificial deve crescer cerca de US$190 bilhões, conforme apontam dados levantados pelo Bard. Enquanto este crescimento começa a ser refletido por vários setores, o e-commerce já se destaca como uma importante vitrine de IA.

Em palestra na Conferência Minas Gerais E-commerce Brasil 2024, Nícolas Fernandes, CSO da multinacional Social Digital Commerce, listou seis tendências que deverão caracterizar o impacto da IA no e-commerce ao longo do ano.

Tais características, destaca Fernandes, comprovam a importância das ferramentas de IA para impulsionar a eficiência, precisão, gestão e a personalização neste setor, e vão da análise preditiva ao immersive commerce.

Na avaliação do CSO, a evolução da IA no e-commerce não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma transformação fundamental na maneira como as empresas se conectam com os consumidores.

Análise preditiva e forecast de vendas

Utilizando dados históricos e diversas variáveis relacionadas às experiências e trajetórias de negócios desempenhadas ao longo do tempo, a IA contribui para a acuracidade na gestão de estoque e a previsão de faturamento em um determinado período, impactando diretamente nas operações comerciais e em seus planejamentos futuros.

Hiper customização das plataformas e campanhas de venda

As plataformas de e-commerce estão incorporando inteligência artificial para oferecer resultados de busca cada vez mais personalizados. Além disso, campanhas de cross sell e up sell se tornaram mais assertivas, graças à compreensão do perfil do público-alvo e à customização das vitrines por meio de IA.

Evolução humanizada dos chatbots

A melhoria na conversação de chatbots é uma das tendências mais promissoras. A linguagem humanizada está se tornando cada vez mais presente, proporcionando uma experiência de atendimento ao cliente mais natural e eficiente.

Inteligência Artificial na aquisição de mídia

Plataformas de compra de mídia, como Google, Meta, TikTok Ads e Pinterest, incorporam inteligência artificial para personalizar campanhas e otimizar indicadores de tráfego, destacando-se como uma das áreas que mais aceleraram no e-commerce recentemente.

Automação na execução do e-commerce

A inteligência artificial está transformando desde a execução até a experiência do e-commerce. A automação ganha destaque, especialmente no centro de distribuição, onde robôs inteligentes desempenham atividades como picking, armazenagem e movimentação de mercadorias.

Immersive commerce

O comércio imersivo, mais conhecido como “immersive commerce”, envolve experiências com realidade virtual e aumentada, levando o cliente a se sentir dentro de uma loja física, porém de forma on-line. Essa tecnologia promete trazer uma nova forma de experiência e navegação no e-commerce e no varejo nos próximos anos, principalmente com a chegada de devices, como o Apple Vision Pro, que aceleram a inovação nessa área.

Texto por: Ian Cândido | Mundo do Marketing

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